Entenda como seu mindset – a maneira que você enxerga experiências desafiadoras – influencia a forma que você age, o seu crescimento e determina o seu sucesso

Você que está ligado em desenvolvimento pessoal e autoconhecimento já deve ter ouvido falar sobre mindset em algum momento, porque esse tema geralmente encanta e impacta muito as pessoas que estão em busca de crescimento.

Então eu resolvi trazer para você esse assunto fascinante em duas publicações, para darmos uma olhada como isso funciona e o conteúdo não ficar cansativo, certo?

Neste artigo você vai aprender de um jeito muito simples que existem dois tipos de mindset – o fixo e o de crescimento – e que eles tem muito a ver com a sua inteligência emocional e capacidade de enfrentar desafios.

E em outra publicação eu dou dicas práticas de como você pode desenvolver um mindset de crescimento e ter resultados incríveis.

Para saber mais sobre essas duas atitudes mentais opostas, entender a diferença entre os tipos de mindset e perceber qual é o padrão que está agindo quando você toma decisões, leia com atenção até o fim, que vou descomplicar para você.

 

Um exemplo de peso

O termo mindset foi popularizado pela psicóloga e professora Carol Dweck no best seller Mindset – A nova psicologia do sucesso, e adquiriu muitos seguidores e entusiastas, mas você sabe o seu significado? Veja neste exemplo:

Imagine duas pessoas na academia com o corpo parecido, mesmo objetivo e fazendo a mesma série com cargas iguais. Uma tem mindset fixo e outra de crescimento.

A de comportamento fixo desiste de aumentar a carga depois que não consegue terminar uma série, fica frustrada e volta a malhar com o peso que é confortável para ela.

Já a que tem mindset de crescimento sente-se mais confiante, estimulada e motivada a se superar e ter resultados melhores.

Se para isso ela tiver que, por exemplo, descansar, se concentrar mais ou diminuir a quantidade de repetições, não tem problema, mas ela não vai parar de aumentar o desafio e de se esforçar.

A grande diferença é que um está satisfeito com os resultados de sempre – que dá a falsa sensação de segurança – e outro está aberto ao novo, com muito mais possibilidades de aprendizado e crescimento.

 

Mindset fixo é a desconfortável zona de conforto

O mindset fixo é caracterizado pela fuga do confronto. É quando diante de um desafio a pessoa busca a segurança do que já sabe que dá certo ao invés de estar aberto ao novo, mas faz isso por receio de falhar, medo de parecer menos inteligente e ser julgado, e não porque sabe que o resultado em si é melhor.

Traços das pessoas com mentalidade fixa:

  • Acham que suas capacidades já estão definidas e não conseguem aprender mais nada;
  • Preferem focar apenas naquilo em que já são boas;
  • Rejeitam a ideia de errar e serem julgados por isso;
  • Vêem problemas em toda oportunidade e encara as dificuldades sem esperança real de resolvê-las.

Veja agora o comportamento oposto, que é a mentalidade de crescimento, e como ela favorece uma vida muito mais positiva e produtiva.

 

Mindset de crescimento é a mentalidade vencedora

Ao contrário do mindset fixo, a mentalidade de crescimento é estimulada pelo desafio e pelo aprendizado de novas habilidades. Ela tem como principal foco a solução de problemas.

A pessoa que tem mindset de crescimento é autoconfiante, positiva e não vai deixar que preocupações com o julgamento dos outros em caso de falha a impeça de tentar algo novo.

Mas será que todo mundo pode ter essa mentalidade? Sim e não. Você não leu errado: vou explicar por que nem todo mundo consegue – e nem todo mundo deseja – ter um mindset de crescimento:

Sim porque é uma capacidade que pode ser desenvolvida. Quando você aprende sobre esses padrões comportamentais pode ficar mais atento e tentar controlar eles.

E não é para qualquer um porque você tem que estar pronto para se conhecer, questionar a si mesmo e repensar atitudes, e nem todos tem ainda essa maturidade.

E aí, está disposto? Se a resposta for sim, confira nesse outro post dicas para você vencer o mindset fixo e melhorar seus pensamentos e escolhas.

E se a mudança de mindset que você precisa for para conseguir se exercitar com qualidade e constância, ter mais motivação para treinar e se alimentar bem, conheça o programa #tododia1porcento. Ele pode ter tudo a ver com você.