Veja como a autorresponsabilidade te liberta de uma vida limitada por crenças e falta de atitude e comece a crescer e ser mais produtivo.

Não é raro que pessoas sem maturidade não tenham uma mentalidade de crescimento desperta e levem uma vida limitada por causa de suas crenças, escolhas e atitudes, e assim permaneçam no ciclo do mindset fixo

Se você se viu nessa descrição, eu quero te ajudar a evitar 4 erros grosseiros que você não deve cometer se quiser ter uma vida mais positiva e produtiva. Se você acredita que pode conseguir isso começando apenas com algumas mudanças de hábitos, então você está no lugar certo! 

Está preparado para pensar, começar a agir e se transformar numa versão melhor de si mesmo? Descubra agora quais são os erros que você tem que evitar.

 

1. Não ter um projeto de vida

O primeiro erro é não saber o que se quer da vida. Quem não sabe o que quer perde o que tem. É incrível o desperdício de tempo e esforço em atividades não prioritárias de pessoas que não se planejam porque não se conhecem. Não faça isso de jeito nenhum. 

Um projeto de vida exige de um alto nível de autoconhecimento. Essa autoanálise vai mostrar seus potenciais, interesses e paixões, mas a busca verdadeira e honesta de sua identidade revela também os seus pontos fracos, pensamentos reprimidos e desejos que você nega. Você precisa estar pronto para encarar isso de frente.

Vou deixar essas reflexões para te ajudar a pensar sobre a sua vida:

  • Você sabe qual é a sua missão e propósito?
  • O que você sempre desejou e não tem coragem de batalhar para conseguir?
  • Como você se vê daqui a alguns anos?
  • Sabia que você possui uma marca pessoal? Qual é ela?

 

2. Parar de aprender novas habilidades

Outro erro é se conformar só com o conhecimento que você já tem e não buscar aprender mais nada. Aprender algo novo é uma das formas mais poderosas de estimular o raciocínio e crescer. Cientificamente falando, o aprendizado cria novas conexões entre os neurônios, além de fortalecer os já existentes. 

Para simplificar: não importa quais são as suas áreas de interesse, você não deveria nunca parar de aprender. A nossa mente adora se renovar, e ela responde em forma de satisfação, alívio e bem estar.

Você pode dedicar um tempo da sua vida para aprender algo novo sempre. Eu não encaro como um sacrifício nem como perda de tempo, pelo contrário! Eu sei que estou aprendendo habilidades que me dão resultados reais quando estudo desenvolvimento pessoal, qualidade de vida e empreendedorismo, por exemplo.

Sua vida precisa de mais novidades? Você deveria fazer o mesmo com você.

 

3. Deixar as coisas inacabadas

Se você é aquela pessoa que começa e não termina nada, desiste logo da academia, tem ideias que depois não desenvolve, some no meio do plano e parece não finalizar bem nada, você precisa repensar algumas atitudes. 

Quem não tem foco está mais propenso a desmotivação e ter um baixa autoestima, já que acaba ficando desacreditado pelos outros e também por si mesmo. Mas vamos focar na solução? Se você está aqui lendo isso eu não vou te deixar sem ela 🙂

Para começar agora mesmo você pode consultar esse guia da Super Interessante. Ele tem dicas muito boas para você ter uma rotina mais produtiva.

E se você quiser a ajuda de um profissional excelente para conquistar seus verdadeiros desejos com uma rotina de sucesso, o Método Rafael Santos já ajudou muitas pessoas a transformar procrastinação em ações de resultados.

Agora depende só de você se mexer, terminar o que começou e só começar o que realmente valer a pena fazer até o fim! E aí, já pensou em alguma coisa?

 

4. Culpar os outros

Deixei para o final o que eu considero o pior erro de todos. Não assumir responsabilidades e atribuir culpa aos outros sempre é um comportamento destrutivo e uma enorme distorção da realidade. 

Nós sempre podemos melhorar. Ouvir mais e considerar pontos de vista diferentes do nosso facilita a comunicação, gera empatia e fortalece as relações.

Quando você culpa os outros basicamente deixa de tentar resolver a situação e assume uma posição passiva que atrapalha muito o seu crescimento. Agindo assim você não vai enxergar soluções porque não está focado nelas, pode cometer injustiças, machucar pessoas e perder oportunidades de diálogo e desenvolvimento. 

Outra característica de quem reclama muito é afastar as pessoas. Gente que só oferece críticas ao invés de soluções transmite a imagem de uma pessoa negativa que cria dificuldades e não colabora. Imagine o quanto isso atrapalha! Você não iria querer pessoas assim a sua casa ou no seu negócio, não é verdade? Pense nisso.

 

Evite erros, e se errar aprenda com eles

Chegamos ao fim e eu espero que essas dicas te ajudem a não cometer mais alguns desses erros. Você não vai querer ficar estagnado, parado na vida e impedindo a si mesmo de fazer mais coisas, crescer e se desenvolver, né? O que está entre o que você deseja e o seu objetivo é o que você faz – ou deixa de fazer.

Reflita: será que tem coisas que estão esperando a sua ação para começarem a dar certo? Mesmo que elas não dependam exclusivamente de você, a resposta sempre será um vigoroso SIM!

Pare agora mesmo de insistir no que não traz resultados. Olhe com mais atenção para si mesmo e ao seu redor e faça algo positivo. Você pode fazer isso devagar, no seu ritmo. O mais importante é não desistir de tentar ser cada dia uma pessoa melhor.

E então, você concorda? Já tinha imaginado que um personal trainer pode te ajudar a crescer como pessoa na vida, e não só os seus músculos? Fala comigo aqui se quiser conhecer mais a proposta do meu programa #tododia1porcento.